Pacientes, Acompanhantes e Visitantes

Inicio  >>  Hospital Ana Nery  >>  Pacientes, Acompanhantes e Visitantes    

 

Será bom para o paciente receber visitas? Antes de mais nada, converse com o paciente ou com o seu acompanhante e combine um horário para a visita. Muitas vezes, quando o paciente está muito debilitado, as visitas não são indicadas e, quando acontecem, devem ser rápidas. Lembre-se, o repouso faz parte do tratamento, sempre tenha bom senso!
Se o paciente estiver em quarto coletivo, respeite o espaço dos outros internados também e se você não estiver se sentindo bem, estiver resfriado ou com alguma virose, deixe a visita para outra ocasião. 

Higiene - Para evitar infecções, o visitante deve lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel sempre que entrar ou sair do quarto. O leito é para repouso do paciente, portanto, ao visitar alguém, não sente-se e nem deixe pertences sobre o leito. 

Silêncio é fundamental – Quando estiver em ambiente hospitalar, lembre-se de fazer silêncio. Fale baixo, não use calçados barulhentos, não use aparelhos eletrônicos e mantenha seu telefone no silencioso.  

Jamais mexa nos equipamentos médicos – Qualquer problema com os equipamentos médicos deve ser informado imediatamente ao posto de enfermagem. É proibida a alteração de regulagens de aparelhos, soros, cateteres, sondas e tiras de contenção, devido a possíveis riscos ao paciente.

Não fume – Por mais que pareça óbvio, é expressamente proibido fumar nas dependências do hospital (Lei Antifumo nº 12.546/2011). Além de proibido, o cheiro do cigarro pode fazer mal ao paciente. A proibição não se restringe apenas aos ambientes internos, é proibido fumar em espaços de uso comum também. Antes de cometer este deslize, informe-se na recepção se existe algum local onde o fumo é permitido.

Posso levar flores e alimentos ao paciente? A resposta é não. Jamais leve comida ao paciente, pois ele pode ter alguma restrição nutricional. Além disso, como desconhecemos a origem do alimento, como foi armazenado, como foi preparado, é melhor evitar. Ele pode desencadear uma infecção gastrointestinal no paciente. Flores em ambiente hospitalar também são proibidas. Ao invés disso, que tal presentear o paciente com um livro, revista ou cartão? 

Tenha empatia – A visita é algo para beneficiar o paciente. Sendo assim, converse apenas sobre coisas positivas, evite levar notícias ruins, seja agradável, empático e evite pessimismo. O bom humor também é importante para o tratamento.