O Hospital Ana Nery, responsável também pela gestão das UPAs Esmeralda, Central e Hospitalzinho, disponibiliza aos pacientes e representantes legais a possibilidade de solicitar cópias dos prontuários médicos. Confira abaixo as orientações completas para realizar sua solicitação:
COMO SOLICITAR?
A solicitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, de forma presencial ou por e-mail, conforme o local em que ocorreu o atendimento:
Confira abaixo os canais de e-mail disponíveis para solicitação dos prontuários:
QUEM PODE SOLICITAR?
1. Paciente capaz
- A solicitação deve ser feita pelo próprio paciente ou por procurador, mediante envio de procuração.
- Se o procurador for advogado, não é necessário reconhecimento de firma na procuração, bastando que seja apresentada cópia do documento de identificação do paciente para conferência da assinatura. Para demais procuradores, exige-se firma reconhecida em cartório.
- A procuração particular deverá ser atualizada, com emissão nos últimos 6 meses e com poderes específicos para retirada de prontuários. No caso de procuração pública, também se exige poderes específicos de retirada de prontuário e validade expressa, limitada a 6 meses da emissão.
- Caso a solicitação seja presencial, será necessário assinar o formulário de Solicitação de Cópia de Prontuário, fornecido pelo setor responsável.
2. Paciente menor de idade/incapaz
- Se o procurador for advogado, não é necessário reconhecimento de firma, bastando que seja apresentada cópia do documento de identificação do representante legal ou responsável para conferência da assinatura. Para demais procuradores, exige-se firma reconhecida em cartório.
- A procuração particular deverá ser atualizada, com emissão nos últimos 6 meses e com poderes específicos para retirada de prontuários. No caso de procuração pública, também se exige poderes específicos de retirada de prontuário e validade expressa, limitada a 6 meses da emissão.
- Caso a solicitação seja presencial, será necessário assinar o formulário de Solicitação de Cópia de Prontuário, fornecido pelo setor responsável.
3. Paciente falecido
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?
- Solicitação por procurador (não advogado): Documento oficial com foto + procuração atualizada com poderes específicos e firma reconhecida.
- Procurador (advogado): Carteira da OAB + procuração atualizada com poderes específicos (sem necessidade de firma reconhecida).
- Representante legal/guardião: Documento oficial com foto + documento que comprove a representação legal.
- Paciente falecido: Documento oficial com foto + certidão de casamento/união estável (em caso de cônjuge ou companheiro) ou certidão de nascimento (para os demais) + atestado de óbito para comprovação do vínculo familiar.
COMO RETIRAR O PRONTUÁRIO?
A retirada do prontuário deverá ser feita, em regra, presencialmente, no setor de Prontuários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Excepcionalmente, o Hospital poderá fornecer os documentos através dos e-mails acima indicados. Não serão fornecidas cópias de prontuários via Whatsapp.
O prontuário ficará disponível para retirada por 60 dias. Após esse prazo, será inutilizado.
O prazo de entrega será de 10 a 15 dias úteis, a contar da data de recebimento da solicitação.
QUAIS OS CUSTOS DEVIDOS?
Importante: Para pacientes atendidos pelo SUS, não haverá qualquer cobrança pela emissão de cópias do prontuário, conforme diretrizes legais de acesso à informação em saúde.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o processo de solicitação, entre em contato pelo WhatsApp (51) 2106-4429 ou pelo e-mail prontuario@hananery.com.br.