O Hospital Ana Nery foi inaugurado em 1955, mas sua história teve início em 1951, quando começou a ser idealizado pela Comunidade Evangélica de Santa Cruz do Sul.
Na época, a união de forças para construir a casa de saúde tinha a finalidade de suprir a carência na área da saúde, melhorando os serviços na região e foi com este propósito que a Comunidade Evangélica fundou a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery, em 4 de março de 1951. A ideia inicial era a de construir um hospital totalmente novo, mas como o projeto idealizado era de alto custo, a Sociedade enfrentou dificuldades para dar prosseguimento a esta proposta. Até que no dia 12 de setembro de 1955, em Assembleia Extraordinária, a direção resolveu comprar o Hospital Arroio Grande, então de propriedade do médico Ingo Ebert. No início do mês seguinte, a instituição já foi transferida para a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery.
Desde então, graças ao apoio da comunidade, do meio empresarial e dos poderes públicos, a instituição vem passando por uma série de reformas e ampliações estruturais. Isso reflete não apenas no aspecto físico, mas no conceito, na filosofia de ser um hospital que a cada ano torna-se mais preparado para atender casos complexos, com resolutividade, qualidade e humanização.
Os princípios dos fundadores foram alicerçados e impulsionaram o crescimento do Ana Nery, que atualmente está consolidado como um centro de referência em oncologia para as regiões do Vale do Rio Pardo, Centro Serra e algumas cidades da região Metropolitana e Carbonífera. A proposta do hospital é oferecer a todos os seus clientes saúde com qualidade, aliando tecnologia, conforto e humanização.
A entidade possui Declaração de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, além de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde. Também possui registo no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santa Cruz do Sul e no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).