Fundação da Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery e criação dos estatutos.
Sociedade Caritativa recebe a doação de um terreno em Linha Santa Cruz para a construção de um hospital.
Recebida a doação de um terreno no município vizinho de Vera Cruz para a construção de um asilo.
Sociedade Caritativa compra o Hospital Arroio Grande, diante da oferta do proprietário, Dr. Ingo Ebert. Assim começa a história do Hospital Ana Nery de Santa Cruz do Sul, em 12 de setembro de 1955. No mês seguinte a casa de saúde entrou em funcionamento.
Sociedade Caritativa negocia a venda dos terrenos recebidos para construção do hospital e do asilo. Ao longo do ano de 57, a Comunidade Evangélica investiu bastante na reestruturação do hospital, destinando arrecadações das coletas dominicais, quermesses e sorteios exclusivamente para a casa de saúde.
Contratação do primeiro médico plantonista do Ana Nery. Neste mesmo ano a Sociedade Caritativa Beneficente Ana Nery foi declarada pela Assembleia do Estado como uma Entidade de Utilidade Pública.
Após algumas campanhas junto à sócios contribuintes, Ana Nery conseguiu recursos e em agosto de 64 começou obras para ampliação das instalações. Em breve, instituição teria uma maternidade em funcionamento.
Instituição passa por nova ampliação, inicia nova campanha para conseguir sócios contribuintes e foi declarada como sendo de Utilidade Pública Federal.
Como forma de ampliar os atendimentos oferecidos à comunidade, Ana Nery contrata serviços neurológicos.
Duplicação da área física e modernização das dependências: bloco cirúrgico, cozinha, lavanderia, administração e rampa de acesso aos dois pavimentos.
Através de campanhas de arrecadação e do apoio da comunidade, foi inaugurado o serviço de hemodiálise, inicialmente com duas máquinas. Neste mesmo ano, houve a criação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, tendo como presidente o Dr. Dario Carlos Hübner.
Fundação Alexander von Humbold, da República Federal da Alemanha, doa aparelhos e acessórios para que Ana Nery possa implantar serviço de endoscopia digestiva.
Os médicos Homero Agra, Dario Hübner, Carlos Leopardo, Eduardo Purper, Martin Menchen, Gregório Winck e Luís Antônio Weschenfelder realizaram, no Hospital Ana Nery, o primeiro transplante de rim dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
Após longo período de instabilidade financeira, o médico anestesista Lídio Irineu Rauber assumiu a diretoria da instituição, ficando à frente da casa de saúde por 25 anos. Com a troca de administração, uma nova política de gestão foi implantada. Novas parcerias foram firmadas com o intuito de aumentar os serviços oferecidos pelo Hospital, ampliando o número de atendimentos.
O trabalho conjunto de muitos profissionais e o auxílio de entidades através de doações, possibilitou a criação do serviço de Oncologia, que mais tarde viraria um Centro.
Lançamento da logomarca do Hospital Ana Nery, representando a união da administração e dos funcionários com o corpo clínico e a comunidade.
O mês de julho marcou o início das obras de construção do Centro de Terapia Intensiva.
Inaugurado o Oncocentro, o Centro de Oncologia do Vale do Rio Pardo. Este ano também marcou o início do projeto de prevenção do câncer de mama, colo uterino e próstata, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Universidade de Santa Cruz do Sul.
Além da inauguração do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ana Nery, com 7 leitos de internação, neste ano a instituição recebeu a credencial para a captação de órgãos, criou a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes e realizou a primeira captação múltipla de órgãos.
Ana Nery inaugura uma nova sala cirúrgica, através de verbas oriundas do Ministério da Saúde e inicia campanhas para arrecadação de recursos para a construção de um Centro de Radioterapia.
Mesmo sem autorização oficial, instituição deu início às obras da Radioterapia no mês de maio. A autorização foi concedida no mês seguinte.
Inaugurado serviço de hemodinâmica e realização de procedimento inédito na região. Buscando estar mais próximo da comunidade, o Ana Nery lançou seu website.
O apoio da comunidade mais uma vez foi fundamental e em setembro deste ano foi inaugurado o Centro de Radioterapia do Hospital Ana Nery.
Instituição deu início às obras para construção de uma unidade de internação SUS, com 28 novos leitos. Durante cerimônia de lançamento da obra foi inaugurada a Pedra Fundamental do Hospital Ana Nery.
Lançamento do Programa 5S do Ana Nery e das campanhas de Captação de Recursos: Família Ana Nery e Juntos Pela Vida, que dois anos após seria relançada como Campanha Pela Vida, com nova identidade visual.
Início do Núcleo de Estudos em Lesões de Pele (NELP) e do Grupo de Risco e Segurança (GRS). No mês de outubro instituição passa a utilizar pulseiras de identificação de pacientes.
No ano de 2011 o Ana Nery adquiriu um micro-ônibus para ser usado nos programas de prevenção do câncer. Em 2013 houve a liberação e no mês de outubro o consultório móvel passou a ser utilizado.
Inauguração do Laboratório Ana Nery, em março, e do Ambulatório de Oncologia, no mês de novembro. Firmada parcerias para arrecadação de mechas para confecção de perucas. Mais tarde o projeto recebeu o nome Fios de Esperança.
Após período de obras, foi inaugurada a nova Unidade de Internação Pinheiros, destinada à pacientes do Sistema Único de Saúde. Depois de 25, Dr. Lídio Rauber deixa a diretoria do Ana Nery. Quem assume o cargo é o administrador Gilberto Antonio Gobbi.
Expansão do Laboratório Ana Nery, que inaugurou três Postos de Coleta em Santa Cruz do Sul. Uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul colocou o Ana Nery à frente da gestão da Unidade de Pronto Atendimento e da Casa de Saúde. O ano encerrou com a inauguração da Radioterapia de Intensidade Modulada - IMRT, uma avançada modalidade de tratamento, altamente preciso e até então inédito na região.
Instituição investe em energia solar e se torna o hospital com maior usina de geração de energia solar do país. Após treinamentos e readequações, Ana Nery passa a integrar o Projeto UTI Visitas, que amplia a visitação aos pacientes internados em unidade de tratamento intensivo. No mês de junho foi inaugurado o Núcleo Interno de Regulação – NIR.
O ano de 2018 foi intenso e marcado por novidades. Em fevereiro instituição lançou o Programa de Gestão por Competências e no mês seguinte passou a integrar o Programa Qualificar, da Unimed. Finalizando o primeiro semestre assumiu a Gestão do Hospital Vera Cruz, parceria que durou pouco mais de um ano, e deu início às obras de ampliação da Radioterapia, um projeto bastante aguardado. Além disso inaugurou o Solar Ana Nery – Hospedagem e Moradia Sênior e assumiu a gestão dos Residenciais Terapêuticos e Inclusivo do município.
O ano iniciou com obras para readequação da recepção. A inauguração do novo espaço ocorreu no mês de setembro. Após tantas mudanças, a instituição viu a necessidade de modernizar sua marca, utilizada desde 95, o lançamento oficial foi no mês de maio. Ampliando o leque de serviços, inaugurou em dezembro o serviço de cardiologia, em parceria com a Angiocardio.
Após investimentos, Laboratório Ana Nery passa a utiliza Química Seca. Instituição anunciou dois novos serviços: medicina hiperbárica e medicina genética.
Em junho de 2021 o Hospital Ana Nery inaugurou seu serviço de Medicina Hiperbárica. Em agosto do mesmo ano deu início aos atendimentos pediátricos no Pronto Atendimento.
O ano de 2022 iniciou com a conquista do selo de Hospital Acreditado ONA – Nível 1. Em abril do mesmo ano, Laboratório Ana Nery conquistou selo de Acreditação DICQ. Em junho Ana Nery e Solar Ana Nery lançaram o Solar Care e em agosto houve a inauguração do serviço de Check-Up Executivo, em parceria com a Angiocardio.
No ano de 2023 o Hospital Ana Nery assumiu a gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (Rio Pardo) e do Hospital São José (Dois Irmãos). Também em 2023, a instituição passou a contar com serviço de Capelania Hospitalar e inaugurou novos espaços do Centro Cirúrgico, em obras desde 2021.